Por: MF Press Global
17/09/2019
19:00

Já há algum tempo as manhãs de domingo não tem sido as mesmas para os amantes da velocidade. Desde que em 2017 o piloto Felipe Massa anunciou a sua aposentadoria da Formula 1, o Brasil, que é o país de três campeões mundiais, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, está sem um representante na mais popular modalidade de automobilismo do mundo.

E quem vai ser o próximo brasileiro na Fórmula 1? Esta é a pergunta que o público nacional se faz ao longo dos últimos anos. Em meio aos novos talentos das pistas, o jovem Pedro Ferro, de apenas 15 anos, segue despontando como destaque em torneios nacionais e internacionais e uma promessa para o automobilismo brasileiro.

Pedro começou no Karting com 13 anos de idade, em outubro de 2017, com uma diferença de 6 a 7 anos de experiência em relação aos demais competidores, mas mostrou habilidade e talento natural para as pistas, chegando a ser o brasileiro melhor colocado na tradicional competição SKUSA em Las Vegas, nos Estados Unidos. Atualmente na Formula 4, que é a porta de entrada para a Formula 1, o jovem, que mora em Santos, litoral sul paulista, treina na cidade de São Paulo de 3 a 4 vezes na semana, e segue crescendo no esporte com muita disciplina e foco para alcançar os objetivos de voar mais alto representando o Brasil na Formula 1.

Formula 4

A Fórmula 4, categoria em que Pedro Ferro está inserido, recebeu aval da CBA para estreia no Brasil a partir de 2020, chancelada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Com isto, aumenta a possibilidade de haverem competições da categoria no país. Caso se concretize, a Formula 4 brasileira seguirá o regulamento internacional, valendo pontos para o obtenção da superlicença, da categoria máxima do automobilismo. O acordo foi firmado entre a CBA e a F/Promo Racing, empresa que já organiza as competições de Fórmula Vee no Brasil.

Este é o primeiro passo para quem quer chegar à Fórmula 1, e uma oportunidade para os jovens que querem começar a carreira nas pistas, com a vantagem de não ter que deixar o país para isso. A CBA tem buscado apoia iniciativas que possibilitem o surgimento de novos talentos no automobilismo brasileiro, para levar pilotos nacionais à Formula 1.
 

O Caminho para a Formula 1

Para chegar à Formula 1, é preciso acumular 40 pontos em competições oficiais, conseguindo assim o que os pilotos chamam de superlicença. As regras da superlicença estão expostas no Appendix L do International Sporting Code, o Livro de Regras da Federação Internacional de Automobilismo. Além dos pontos contabilizados de acordo com uma definição da FIA, há ainda outras qualificações exigidas. O piloto que entra com o pedido para a superlicença deverá ter 18 anos a contar no primeiro treino livre do primeiro fim de semana de corrida da temporada da F1 que ele pretende disputar e precisa ter completado pelo menos 80% de duas temporadas inteiras de qualquer campeonato de monopostos utilizado pela FIA para contabilizar pontos, entre muitas outras exigências.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel electrokwt