Por: A Tribuna
03/12/2019
08:12

Com a implantação, no mês de agosto, do projeto 'Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)' nas escolas da rede municipal de ensino da estância de Serra Negra, alunos de 1º e 2º ano tiveram a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, como ter atitudes empreendedoras. Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP), o curso está sendo finalizado no mês de novembro e as crianças estão apresentando o que foi desenvolvido neste período.

No dia 22, na E.M.E.B Profª Aracy Sodré Marchi, no bairro das Posses, eles receberam os brinquedos que foram comprados com o lucro obtido durante todo o projeto. “Entre as atividades aplicadas, os alunos produziram perfumes, chás e sabonetes. Depois, fizeram a venda desses produtos e, no fim, cada aluno teve o lucro de R$ 35,00. Em conjunto, decidiram que queriam comprar brinquedos e assim fizemos. Alguns lembraram até dos irmãos na hora da compra”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Camargo.

A diretora da escola, Joice Magon, avaliou os ganhos do projeto JEPP para as crianças. “A proposta é extremamente interessante, uma vez que os estimulou a olharem a vida como uma visão diferenciada, empreendedora, despertando o interesse pelas propostas comerciais. Além disso, impôs noções de corporativismo, cooperação, responsabilidade e educação financeira”, declarou ela, que acrescentou: “pretendemos realizar novamente nos próximos anos”. 

No dia 12, o prefeito Sidney Ferraresso (DEM) visitou a escola e o projeto na companhia da secretária municipal de Educação, Rita Pinton, e da supervisora de Ensino, Sandra Bordini. “Realmente, muito interessante e eficiente o projeto. As crianças rapidamente aprenderam o conteúdo, inclusive, quando fomos embora, ao invés de eles falarem ‘tchau’, nos disseram ‘volte sempre’, ou seja, já estão praticando o empreendedorismo”, declarou o prefeito na ocasião.

Para a secretária, essas crianças vão aplicar estes conhecimentos não apenas nos negócios, mas também na vida deles. “Eles puderam pensar mais, refletir e aprender a tomar decisões, sempre de forma lúdica. Além de trabalhar em conjunto, o que é importante na vida social”, declarou. Por esta importância, ela já avalia a extensão do projeto para 2020. “Vamos buscar aplicar o método durante o ano todo. Não será um projeto pontual”, garantiu.

Outras escolas 

Na E.M.E.B. Durval de Paula Chagas, no Campo do Sete, o projeto está praticamente concluído. A lojinha recebeu o nome de ‘Cheirinho de Alegria’ e, no dia 14 de novembro, como encerramento da fase de Plano de Negócios, calcularam um lucro individual de R$ 22,66 para cada aluno. “São 41 participantes e ainda estão decidindo o que vão fazer com esse dinheiro”, contou a diretora, Shirley Borboni.

Os alunos empreendedores da E.M.E.B. Rosalba Perondini Salomão farão um passeio de trem pela cidade e depois um piquenique, no dia 6 de dezembro.

Ao todo, foram 36 professores capacitados na cidade. Da rede municipal, sete Escolas de Educação Básica participaram com 253 alunos do 1° ano. Já na rede estadual, o projeto está sendo aplicado nos 2°, 3°, 4° e 5° ano de três escolas, beneficiando mais 243 alunos.

As escolas participantes são: MUNICIPAIS: Dr. Geraldo de Faria Lemos Pinheiro, Prof. Durval de Paula Chagas, Profª Aracy Sodré Marchi, Rosalba Perondini Salomão, Profª  Zaira Antunes Franchi, Profª Maria de Lourdes Pinheiro Taborda e Maestro Fioravante Lugli  e ESTADUAIS: Profª Maria do Carmo de Godoy Ramos, Lourenço Franco de Oliveira e Profª Franca Franchi.

De acordo com o site do Sebrae, a proposta do JEPP vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

  • Aprender a conhecer / adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

O conteúdo

De acordo com os organizadores, o conteúdo programático do JEPP segue o seguinte roteiro:

  • 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas (26h de aplicação com os estudantes)
  • 2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais (24h de aplicação com os estudantes)
  • 3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos (26h de aplicação com os estudantes)
  • 4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos (22h de aplicação com os estudantes)
  • 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores (22h de aplicação com os estudantes)

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